Transtornos de Ansiedade são distúrbios que compartilham características de medo e de ansiedade excessiva, assim como alterações comportamentais de fuga/esquiva.
A ansiedade e o medo se sobrepõe, porém possui características próprias. A Ansiedade é um estado emocional de apreensão, cuja sensação é de risco iminente de perigo( uma luz amarela), sendo muitas vezes sem causa conhecida o que intensifica o sofrimento. Enquanto que o medo é uma resposta emocional a um objeto definido (cachorro, barata, etc.) Ambos corroboram para mudanças comportamentais de evitação o que contribuem para a piora do quadro de Ansiedade.

Os principais Transtornos de Ansiedade são: Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtorno de Ansiedade Generalizada e Agorafobia.

É comum que haja comorbidade e assim uma pessoa pode apresentar sintomas de mais de um tipo de transtorno de ansiedade ou ter ao mesmo tempo um Transtorno de Ansiedade e depressão.

No geral, os transtornos de ansiedade respondem muito bem ao tratamento psicológico especializado.